Melhor Ergonomia

Segundo o dicionário Aurélio, ergonomia é ”o conjunto dos estudos que têm por objeto a organização do trabalho em função do fim proposto e das condições de adaptação do homem ao seu trabalho”. O autor e consultor em ergonomia Omar Alexandre Ferreira expande essa descrição:

“A Biomecânica, fisiologia do trabalho, cinesiologia (estudo dos movimentos), engenharia de processos, psicologia (cognição), bem como a antropometria, entre outras, são ciências que ajudam no desenvolvimento dos estudos ergonômicos.”

Os projetos corporativos dos escritórios vêm utilizando cada vez mais ferramentas de suporte a posturas alternativas. Muito além dos sofás e puffs para uso em lounges e cafés, as mesas com ajuste de altura se tornaram uma tendência consolidada. As principais referências em escritórios inclusivos e associados a desempenho diferenciado utilizam as mesas com altura ajustável como ferramenta de suporte postural e aumento do bem-estar dos colaboradores.

Mas agora trabalhando de casa, é preciso um alto investimento para deixar o Home Office mais saudável? 

Não. Com ajustes simples e pouco investimento, é possível trabalhar de forma mais produtiva e saudável. Listamos 4 dicas para melhorar seu ambiente de trabalho em casa.

1. Levante sua tela

Mantenha o seu monitor, telefone ou tablet no nível dos olhos para evitar inclinar a cabeça para a frente ou dobrar o pescoço para baixo. Se seus braços ficarem cansados ​​de segurar a tela, apoie os cotovelos no braço ajustável da cadeira, inclinando o encosto pra trás, ou sobre uma mesa. Se você trabalha em um laptop, utilize um suporte articulado ou mesmo utilize um segundo monitor e ajuste a altura. (atualmente, investindo entre 50 e 100 reais você consegue adquirir um suporte articulado, um teclado e um mouse).

2. Faça pausas com frequência

Se você trabalhar diante de uma tela por um longo tempo, faça intervalos regulares. Desenvolva o hábito de fazer uma pausa a cada hora e defina um alarme no seu telefone para lembrá-lo. Use essas pausas para mudar sua postura e se mover, mantendo os músculos soltos e alinhados. Tente este alongamento rápido no intervalo: coloque o queixo para baixo e, em seguida, levante-o lentamente para cima. Então gentilmente vire a cabeça sobre um ombro e depois o outro.

3. Sente-se em uma cadeira com suporte de ergonomia adequado

A ergonomia da sua cadeira pode ajudá-lo a manter a postura correta e evitar o dores no pescoço e nas costas. Manter a postura ereta e sua cabeça sobre os ombros, impedirá que você olhe para baixo com o pescoço flexionado para a frente, mantendo o suporte lombar. (nossas cadeiras custam à partir de R$ 300, com suporte ergonômico perfeito).

4. Fortalecer e alongar seus músculos

Com o passar do tempo, dores musculares podem se desenvolver devido à má postura. Para evitar esses desequilíbrios, trabalhe de forma a fortalecer e alongar os músculos das costas, pescoço e tórax. Manter esses músculos em boa forma ajuda a suportar o peso de sua cabeça e minimiza a tensão na coluna cervical.

Você também pode realizar exercícios que visam seus músculos abdominais e parte inferior das costas, pois esses grupos musculares desempenham um papel importante no apoio da parte superior do corpo, incluindo o pescoço.

Se cuide. Sua saúde e bem estar são os elementos mais importantes para o seu trabalho.

Pague com
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

Cooltrends Serviços Comerciais EIRELI - CNPJ: 27.160.742/0001-30 © Todos os direitos reservados. 2020

Texto alternativo para a imagem.